domingo, 11 de outubro de 2015

Pão das Dorminhocas

Este pãozinho é um dos meus preferidos, pois tem a grande vantagem de se poder preparar à noite, e vai a levedar durante a noite ao frigorífico, de manhã é só levar ao forno.
O que significa para dorminhocas como eu, que é o pão ideal, ( pois adoro a minha Bimby, mas levantar-me cedo para ir logo para a cozinha nao é comigo.
É um pão muito fofinho e  branquinho, e tem uma massa excelente de trabalhar!
Mais uma receita alemã que eu experimentei, e como gostei do resultado resolvi partilhar convosco, espero que gostem.

Bom apetite!


Ingredientes:

10gr de fermento de padeiro fresco
250 ml de água morna
420gr farinha tipo 65
1 1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de azeite ou óleo


Preparação:

Deite no copo o fermento a água  e programe 2 min / 37° / vel 1
De seguida junte a farinha , sal, açúcar, azeite, e programe 3 min/ vel espiga
Retire a massa e forme uma bola, de seguida faça 8 a 10 bolinhas, disponha numa forma forrada com papel vegetal, faça uns cortes e borrife com água.
Tape bem a forma com papel de alumínio e leve ao frigorífico durante a noite.
De manhã retire o papel de alumínio e leve ao forno ( SEM SER PRÉ AQUECIDO ) a 200° sem ventilação e deixe cozer o pão por cerca de 20 a 25 minutos.




                                                   
                                                                  Passo a passo












2 comentários:

  1. Boa tarde, ontem através do seu site fui parar a um blog com uma receita idêntica a esta no levedar durante a noite mas para pão de leite... e agora não encontro :(
    Chamava-se pão "manote" ou "manoche" ou algo parecido. Será que conhece? Aproveito para lhe dizer que experimentei esta hoje e adorei :)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Não dá para trocar a farinha por integral ou centeio ou outra mais saudável? Obrigado.

    ResponderEliminar