sábado, 31 de agosto de 2019

Broas de mel

Adoro quando como alguma coisa, fecho os olhos e volto à minha infância, às minhas origens.
Estas Broas de mel, são o exemplo disso, voltei ao ano 1989, Ermesinde, pastelaria Londrina, ai tão bom.
Já o disse aqui muitas vezes, o dinheiro na altura não  abundava, mas fui muito feliz, entre a mesada que recebia para ir tomar um café com as amigas, muitas das vezes já nao chegava para comprar
por 50 ou 60 Escudos um pastel, então a escolha era uma Broa de mel, custavam apenas 15 Escudos, ( hoje já sei o porquê de serem tão baratas), eram grandes, saciavam e eram tão docinhas.
Até hoje, sempre que ia de férias, acabava por comprar uma para matar saudades, sabem que mais ….a partir de hoje, mato saudades quando quero, pois a Bimby faz.

Muito obrigada querida Marta Batista, por me teres facultado a receita, são deliciosas.

Deliciem-se!





Ingredientes :

600 gr de restos de bolos (SEM CREMES), utilizei, restos de pão de ló de margaride, bolo teixeira, e bolo mármore. Sempre que me sobra bolo, que já ninguém vai comer, opto por congelar, vou juntando e depois saem estas delícias
60 gr de miolo de noz
50 gr de amêndoa com ou sem pele é indiferente
50 gr de pepitas de chocolate
1 colher de chá bem cheia de canela
2 colheres de chá de cacau
125 gr de mel de boa qualidade
erva doce a gosto (eu não coloquei)

Preparação:

▪︎Coloque os bolos em pedaços no copo e programe 10 seg/vel 9.
▪︎Junte as nozes, a amêndoa , as pepitas de chocolate, canela, mel, cacau e programe 1 min / vel 8, mexa com a ajuda da espátula através do bocal.
▪︎Retire e forme as broas (veja as fotos).
▪︎Leve ao forno pré aquecido, sem ventilação a 160° por cerca de 20 minutos.
▪︎Polvilhe com açúcar em pó (fiz na Bimby)

                                                                    Passo a passo


















5 comentários:

  1. Olá d. Susana. Será que posso fazer metade da receita? Para quantas broas rendeu? Muito obrigada pela resposta.

    ResponderEliminar
  2. Olá d. Susana. Será que posso fazer metade da receita? Para quantas broas rendeu? Muito obrigada pela resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do tamanho que fizer, a mim rendeu-me cerca 12 broas

      Eliminar
  3. Boa noite, será que resto de bolo rei, também ficará bom?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Dona Susana.
    Se não tiver restos de bolos não dá para fazer?
    Obrigada

    ResponderEliminar