sexta-feira, 14 de junho de 2019

Trouxas recheadas com carne

De novo à infância, de novo a Portugal.
Durante muitos anos o meu Pai foi distribuidor de bebidas na zona do Porto, Póvoa de Varzim,  Matosinhos, e claro está, corríamos tudo que era mercearias, restaurantes,  cafés, e tascas.
 Sempre que tinha férias da escola, tinha que acompanhar os meus pais, eu detestava, pois queria era ficar em casa,  ir à praia, mas mais duas mãos, era uma ajuda.
Estas Trouxas levam-me a esses tempos, levam-me à Cordoaria à 30 anos atrás,  lá existiam muitas "tascas", e quando digo tascas eram mesmo tascas, cheiro a vinho,  homens de certa idade ao balcão, não era um sítio que gostasse de entrar,  mas os petiscos...esses eram de comer e chorar por mais.
Numa dessas tascas tinha uma pequena montra ao balcão e lá saltavam à vista, iscas, pataniscas, escalopes, sandes de presunto, e as famosas Trouxas, ficaram-me na memória de tão boas que eram, lembro-me de  uma senhora de idade, muito simpática,  que sempre que me via, dizia que eu era a cara do meu Pai, ia à cozinha e fritava de propósito para mim, a frase dela era sempre a mesma quando vinha da cozinha  "pega filha, come com cuidado que está quente".
Hoje tentei reproduzir o sabor, não são iguais...mas as memórias vieram todas ao de cima, ao trincar a "Trouxa".



Recheio:
 podem utilizar o recheio dos rissóis, ou restos de carnes assadas ou estufadas, convém é estar com bastante sabor.

http://susybimbolica.blogspot.com/2018/02/rissois-de-carne-moda-da-susy.html?m=1

Batatas sem casca, cerca de 750 gr para 250 gr de carne.
Rendeu 12 Trouxas de tamanho médio

Colocar no copo 1.l de água, colocar o cesto com as batatas cortadas em pedaços pequenos, salpicar com sal e programar 30 min/ 100°/ vel 2,5.
Tirar as batatas para uma  travessa e com ajuda de um garfo, reduzir a batata a puré. Deixe arrefecer.
Coloque num recipiente, tempere com sal, junte 1 ovo, um pouco de manteiga derretida e farinha, vá amassando com as mãos e juntando farinha, até sentir que a massa já não cola às mãos.
Recheie com a carne, passe as bolas por ovo e pão ralado e leve a fritar em óleo bem quente.
Sirva quentes ou frias.










1 comentário:

  1. A minha avó ainda faz de vez em quando, a única diferença é que ela passa por farinha e ovo em troca com o pão ralado.

    ResponderEliminar