quinta-feira, 6 de junho de 2019

Bolo Teixeira

Como muitos sabem, estive à pouco tempo em casa, a cidade onde cresci, o Porto, tive oportunidade de visitar a romaria Sr. de Matosinhos e com os cheiros que lá pairavam,  voltei aos meus tempos de menina,  ai que saudades.....
Este era um bolo muito apreciado em casa da minha Avó, primeiro porque era barato, e segundo porque naquele tempo, trazer um docinho para casa das festas, era como se fosse feriado, pois o dinheiro não abundava, mas a minha Avó,  fazia sempre questão de nos mimar com um docinho.
Hoje acho que o sabor se alterou um pouco, perdeu-se um pouco a tradição, mas os tempos mudaram, o método de confecção foi-se ajustando aos tempos modernos.
Bom, vocês já devem estar quase a dormir desse lado,  vamos ao que interessa.
Depois de muitas pesquisas no método tradicional, escolhi esta receita, (vídeo RTP) do mais simplório que há, com algumas alterações, adaptei à Bimby e aqui está o Bolo Teixeira da minha infância.
Deliciem-se!




Ingredientes:

360 gr de açúcar mascavado
2 ovos médios
150 gr de farinha de milho
350 gr de farinha tipo 55 sem fermento
400 gr de água
1 colher de sopa de canela (pode colocar ao seu gosto)
1 colher de chá de erva doce
1 colher de chá de bicabornato de sódio
Raspas de 1/2 limão
1 pitada de sal

Preparação:

1• Coloque o açúcar no copo,  as raspas de limão e programe 10 seg / vel 10.
2• Coloque a borboleta, junte os 2 ovos inteiros e programe 1,30 min/ vel 2.
3• Programe 4 min/ vel 2, e vá juntando alternadamente através do bocal, as farinhas e a água.
4• Junte a canela, a erva  doce, o bicabornato de sódio, uma pitada de sal e programe 15 seg/ vel 2.
5• Leve ao forno pré aquecido a 180° graus, sem ventilação, por cerca de 25 min. (o tempo de
cozedura pode variar,  consoante a potência do forno).

                 Passo a passo









Dica:
para se manter fofo por alguns dias, embrulhe em película aderente, bem fechado.

8 comentários:

  1. Vou experimentar!!
    Adoro este doce ������

    ResponderEliminar
  2. Eu amo este bolo e tal como voce sou do Porto e tive tantas recordações familiares com o doce Teixeira como chamam lá. Muito obrigada pela partilha e um bem haja para si �� ��

    ResponderEliminar
  3. Susy não tenho farinha de milho!Será que posso fazer com farinha maisena ??

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pela receita! Estou deliciado. Sou de Matosinhos, lol, e a minha avó era biscoiteira do doce da Teixeira. Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Magnífico! Sendo eu uma Teixeira tenho de experimentar este bolo! :D

    ResponderEliminar
  6. O Doce da Teixeira, originário da família Teixeira da zona de Mesão Frio, em que já foram à RTP ambas as minhas primas, não leva alguns dos ingredientes que aqui colocou. 😉
    Mas vou experimentar este para ver como fica ❤️

    ResponderEliminar